Ações tecnológicas prioritárias
Efetividade, estrutura e segurança são prioridades na área de tecnologia
Neste quadrimestre, a área de tecnologia da informação tem envidado esforços para trazer melhorias de infraestrutura e segurança, garantindo que os projetos de inovação possam seguir avançando. Nesse sentido, foi realizado investimento na aquisição de novo data center e infraestrutura, cujo processo de aquisição já está em fase de licitação; realização dos serviços de recuperação e adequação da rede do Edifício Roberto Lyra, com a substituição dos cabos, instalação de swichts para cada andar e anexos; a total recuperação e reorganização da sala de hacks, que estava em situação precária; a ampliação dos links de internet, mesmo no contexto de pandemia, a fim de que até junho todas as unidades do MPPE possam contar com internet de melhor qualidade, atingindo 100% de implantação nas promotorias de médio e grande porte e 40% de implantação nas promotorias menores.
“No que tange a aquisições e contratações, além do quanto já mencionado acima, cumpre destacar que foi realizada a aquisição de monitores para disponibilização do segundo monitor para todos os membros, trazendo maior eficiência no trabalho com o PJe. Foi realizada a renovação das licenças do Autocad, contratação de recursos de gravação do Gsuite, para garantir a realização de audiências virtuais gravadas, contratação dos antivírus mais atualizados para todos os computadores do MPPE, contratação da nova empresa certificadora, para garantir que todos os membros tenham certificado digital. Iniciamos o projeto para obtenção de assinador digital próprio em entendimento com a Emprel, bem como está em curso processo de aquisição de novos notebooks para todos os membros do MPPE”, disse a assessora do Núcleo de Gestão de Tecnologia e Inovação, a promotora de Justiça Alice Morais.
Ainda segundo ela, foi elaborado um plano de trabalho para a implantação do PJe Criminal e Infracional. “Diante do calendário divulgado pelo Tribunal de Justiça, foi deliberado, em reunião do Comitê Estratégico de TI (CETI), que a integração dos sistemas do MPPE, para facilitar a atuação dos membros no PJe, seria priorizada sobre todos os outros projetos. Nesse sentido, foi desenvolvida a integração do sistema da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) com o Arquimedes, que já está funcionando em piloto, para breve expansão e implantação em todo o Estado”, disse ela.
A área de tecnologia realizou, ainda, diversas reuniões, para o levantamento das dificuldades dos setores do MPPE. “Estamos sempre procurando melhor estruturar a demanda que recebemos, a fim de estreitar o diálogo interno e a troca de experiências. Ainda assim, reforçamos as relações institucionais com outros órgãos públicos, como a Secretaria de Defesa Social, Prefeitura do Recife, TJPE, outros MPs, Porto Digital e continuamos ampliando esse leque de possibilidades”, finalizou ela.
Acompanhe outras ações que estão sendo desenvolvidas:Melhorias no sistema Audivia.
Melhorias no sistema Audivia.
Aprimoramento no sistema de requerimentos eletrônicos da Intranet.
Manutenção no sistema SIM com perspectiva de implementação de novos módulos (extrajudicial criminal, judicial, entre outros).
Aceleração do projeto Consensus e da Plataforma Helena.
Elaboração do Painel do Procurador/Promotor (que permitirá que cada membro possa acompanhar sua própria produtividade, guiando sua ação).
Tratativas para viabilizar a implantação do Protege e do Sistema Nacional de Pedidos.
Criação de Grupos de Trabalho para a contratação do novo site do MPPE, nova Intranet e novo sistema de Recursos Humanos.