Paulo Augusto de Freitas Oliveira
Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco
Do plano à ação: realizações do MPPE de janeiro a abril de 2021
Completamos quatro meses de gestão. O período, para além de uma data base, é um momento de reflexão, prestação de contas e monitoramento. Digo isso pois a transparência na condução das ações, o diálogo constante e a construção de consensos na divergência são os compromissos assumidos desde o primeiro dia de gestão no Ministério Público de Pernambuco. Assim, inauguramos este espaço, para que seja possível dar conhecimento e publicidade, aos membros e servidores, das ações que foram pensadas no Plano de Gestão do biênio 2021-2023 e pactuadas por todos os gestores. São metas importantes para conduzir e fazer o MPPE avançar nos próximos anos.
Nestes primeiros quatro meses, nós já aprimoramos a organização da alta administração, reformulamos o modelo de atuação na atividade-fim, reestruturamos a área de apoio técnico-administrativo, estamos garantindo uma maior presença da mulher nos cargos de liderança, atendendo um pleito antigo da categoria, e estamos consolidando projetos de relevância, tais como: reforço na segurança institucional, melhoria na estrutura de prestação de serviços das procuradorias e promotorias de Justiça, maior resolutividade na área de tecnologia e inovação, assistência à saúde dos membros e servidores, só para citar algumas ações, diante de outras atividades estruturantes que estão por vir.
Todas as ações são acompanhadas de forma coletiva e horizontal, implementando mecanismos voltados ao aperfeiçoamento contínuo dos projetos em andamento, a fim de garantir uma maior eficiência no cumprimento das atribuições constitucionais do Ministério Público. As premissas básicas que nortearam os trabalhos são a garantia da transparência das decisões, a segurança jurídica, a integração e a racionalização da estrutura, bem como incremento de produtividade.
Acreditamos em uma verdadeira transformação do Ministério Público de Pernambuco, com uma nova estrutura e organização dos seus serviços, para o atendimento dos anseios de uma geração conectada, sem descuidar-se da necessidade de se manter mais próximo da sociedade, sobretudo dos mais vulneráveis, numa intensa e permanente luta pela inclusão social e pela redução das desigualdades. Vamos seguir avançando!